Saturday, November 13, 2010

Amando Deus com Todo o Nosso Coração

Amando Deus Com Todo o Nosso Coração

por Bill Gothard


“Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos” - Provérbios 23:26

Um dia, quando eu era adolescente, eu encontrei uma frase que despertou minha atenção. Era tão intrigante que eu a revirei na minha mente durante dias, ponderando sua aplicação em minha vida.

Agora, em retrospecto, ela parece profética.

Tenha cuidado com as coisas que você deseja quando tem 15 anos, pois você vai obtê-las quando tiver 30 anos. Tenha cuidado com as coisas que você deseja quando tem 30 anos, você vai obtê-las quando tiver 60.

Quando eu tinha 15 anos, eu queria mais do que tudo ser efetivo no trabalho com os outros adolescentes. Quando eu tinha 30 anos, eu ansiava em compartilhar o que eu havia aprendido sobre os jovens para uma audiência maior. Foi essa grande ânsia em meu coração e Deus em Sua graça que fizeram realizar.

Quando nós colocamos nosso coração num objetivo, começamos a encher nossos olhos e nossa atenção naquelas coisas que se relacionam diretamente a esse forte foco interior. Não é por acaso que as Escrituras advertem:  “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23). Outras prioridades, outras questões, outros eventos da vida que podem ter maior importância para muitas pessoas podem escapar da nossa atenção. Por que? Porque elas não se relacionam com os nossos objetivos. Elas não combinam com a paixão do nosso coração.

Imagine um atleta, um jovem que tem treinado durante anos para se qualificar para os Jogos Olímpicos numa prova de velocidade. Todos os dias de sua vida ele acorda de madrugada, preparando seu corpo e mente para a competição que preenche seus pensamentos. Quando a semana das provas Olímipicas finalmente se aproxima, quanto tempo ele vai dedicar a pensar sobre outros assuntos e interesses? Ele não tem tempo para eles! São distrações! Ele está reunindo todas as suas energias em direção a um único objetivo:  conseguir seu sonho de se qualificar para os Jogos Olímpicos.

Da mesma forma é como devemos amar a Deus como mandam as Escrituras. Não é uma empreitada casual, que se faz com o coração dividido. Jesus mesmo disse que devemos amar o Senhor nosso Deus:
  • com todo o nosso coração,
  • com toda a nossa alma,
  • com toda a nossa mente, e
  • com todas as nossas forças.


Por que isso é tão importante? Porque o nosso coração é o lugar das nossas afeições, e o que amamos com o nosso coração define os objetivos e a direção da nossa vida inteira. Esse processo, quer percebamos ou não, funciona em nossas vidas até hoje.

Quando nós nos distraímos dessa busca... quando começamos a desviar os olhos desse objetivo... quando nos tornamos entretidos e encantados com outras afeições, outros “amantes”, Deus sente ciúme. E com justiça. Ele é Aquele que nos redimiu, pagando um preço enorme e terrível por nós.

Uma das minhas lembranças mais antigas como jovem crente é ter trabalhado em projetos na sala de recreação da minha casa - e repetindo uma canção o tempo todo.

No meu coração, no meu coração
venha no meu coração, Senhor Jesus.
Venha hoje. Venha para ficar.
Venha no meu coração, Senhor Jesus.

Agora eu sei que como jovem crente que o Senhor já estava no meu coração - e que Ele certamente estava ali para ficar. O que eu estava experimentando, no entanto, era uma ansiedade mais profunda pela Sua presença. Eu queria sentir Sua proximidade e ouvir Sua voz. Eu queria conhecer Ele para mim, não apenas como filho de uma família Cristã ou membro de uma igreja em atividade. Era como uma resposta pessoal ao convite do nosso Senhor à igreja de Laodicéia. “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)

Há alguns anos atrás, eu estava conduzindo um seminário de aconselhamento para cerca de 800 jovens no nosso centro de treinamento em Indianapolis. Durante aquela semana de treinamento, eu recebi um convite-surpresa para me reunir com o governador de Indiana. Era uma oportunidade especial, mas ela exigia que eu deixasse uma das sessões meia-hora antes.

Quando vários estudantes souberam disso, eles pediram que eu deixasse uma moça de 16 anos chamada Christiana dar seu testemunho. Com tantas recomendações, eu a apresentei aos jovens e fui para a minha reunião.

Tão logo eu voltei ao auditório, eu senti que algo havia acontecido. Um maravilhoso espírito de reavivamento permeava o seminário. Haviam lágrimas de arrependimento e contentamento. Eu perguntei o que havia acontecido e tudo o que eles me diziam era “Nós queremos amar Jesus do mesmo jeito que a Christiana ama Ele”.

Christiana havia expressado seu amor pelo Senhor da maneira com que a maioria das meninas expressam seu amor por um namorado.
Ela falou das coisas que Ele gosta.
Ela exaltou as coisas que Ele havia feito.
Ela compartilhou coisas especiais que Ele falou à ela através da Palavra.
Ela apontou as memórias de eventos especiais com Ele e explicou as muitas maneiras como Ele deu atenção à ela.
Christiana amava o Senhor com todo o seu coração... e todos no auditório naquele dia puderam ver e sentir.

Busque-me Com Todo o Seu Coração

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” - Jeremias 29:13

Muitos têm buscado o Senhor mas não O encontraram porque falharam em buscá-Lo com todo o seu coração.

O desafio de buscar a Deus com todo o nosso coração se torna mais complicado pela verdade descrita em Jeremias 17:9, “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

Esse versículo descreve o problema:  a ilusão que lança suas raízes até o centro do nosso ser.

Deus adverte que nós temos a capacidade de esconder desejos errados no nosso coração - espremidos por entre as frestas e brechas e por trás de paredes falsas e portas secretas, esperando pelo dia em que nós os tiremos dali e o coloquemos em prática. E Satanás, talvez sabendo onde os maus desejos estão escondidos, frequentemente provê as oportunidades perfeitas para dar andamento a eles. 

As pessoas podem ficar chocadas quando caímos em algum desejo ilícito que parece tão fora do nosso caráter e nós também podemos ficar tristes com as consequências das nossas ações. E no entanto, essas eram coisas que desejávamos secretamente o tempo todo. O desejo estava embutido em nossos corações, privada e secretamente aconchegados e alimentados durante anos, esperando por sua oportunidade.

A única resposta para esse dilema é uma cirurgia radical.

Nós devemos permitir que o Espírito de Deus corte e lance fora a fachada dos nossos corações através do verdadeiro arrependimento e confissão, e então limpar nossos corações com a água da Palavra.

A capacidade do coração humano em esconder paixões secretas é fenomenal.

Ao longo dos anos, nosso ministério tem trabalhado com centenas de jovens perturbados vindos de vários tipos de juizados. Muitos têm demonstrado progresso impressionante na restauração de relacionamentos com os pais e crescimento em seu caminho com o Senhor. Se não formos capazes de ajudá-los a revelar todos os segredos de seus corações, contudo, eles inevitavelmente retornam para os seus antigos caminhos na primeira oportunidade. Quão verdadeira é a Escritura, “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28:13)

Cada um de nós deve entregar nosso coração para algo ou alguém. Se resistirmos entregá-lo para o Senhor e tentar manter compartimentos e cantos escondidos para nós mesmos, nós conseguiremos apenas nos iludir. E enfrentaremos o perigo dos pecados secretos se enraizarem em nossos corações - pecados que um dia poderão levarnos à dores e tragédias inimagináveis.

Uma jovem atraente de 17 anos se tornou alvo de admiração de um rapaz de 19 anos. Ele descobriu maneiras de conversar com ela, e a aprovação que ela recebia dele era além de qualquer coisa que ela havia recebido de seu próprio pai. Esse único fato a tornou imediatamente vulnerável à sua atenção.

O jovem obteve o telefone dela e começou a ligar em horas que os pais não estavam em casa. Não demorou muito até que ele roubasse seu coração. Ela se sentia segura com sua atenção e se tornou mais distante de seus pais - e também distante do Senhor. Ela fechou seu coração para o alerta do Espírito Santo, que insistia em dizer que essa amizade era errada e a deixaria ferida.

Quando o inevitável confronto surgiu entre o rapaz e os pais da moça, a filha escolheu o namorado e saiu de casa. O pai estava aborrecido com o relacionamento secreto de sua filha com o rapaz. Entretanto, ela não era a única na família que praticava o engano. Quando o pai veio para aconselhamento, ele admitiu que ele também mantinha uma amizade secreta com outra mulher - e havia se tornado viciado em pornografia.

Ele queria que o coração de sua filha se voltasse para ele sem enganos, e no entanto ele falhou em voltar seu próprio coração para o Senhor sem enganos. E a realidade simplesmente é que não podemos ter o que nós queremos sem dar a Deus o que Ele quer.

Deliciando-se na Lei do Senhor

Os teus testemunhos são o meu prazer;
eles são os meus conselheiros.
Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos,
pois nele encontro satisfação.
Salmos 119:24,35

O processo de buscar o Senhor com todo o nosso coração realmente começa com o deleitar na Palavra do Senhor.

Nas páginas da Bíblia, nós encontramos a Palavra viva de Deus, o próprio Jesus Cristo. Jesus falou aos líderes Judeus, “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito” (João 5:39)

Deleitar-se em Deus tem sua origem na leitura das passagens das Escrituras e permitindo que o Espírito Santo sublinhe, realce e aplique passagens específicas. Que experiência maravilhosa isso é! Seus olhos estão lendo uma página da Bíblia que você já leu várias e várias vezes. De repente, um versículo parece sobressair como se estivesse em negrito ou colorido com as cores do arco-íris. Nesse momento, o Senhor fala com você através da passagem de uma maneira muito real e no instante certo. eu tenho me maravilhado vezes e vezes pela maneiro com que o Espírito Santo revela conceitos novos e novas aplicações de partes das Escrituras que eu havia memorizado anos - e até décadas - atrás.

À medida que comecei a implantar essas passagens em meu coração e minha alma, eu me encontrei compreendendo - e me deleitando - no coração de Deus como nunca antes. Os Salmos são um excelente ponto de partida para essa experiência, porque eles expressam de uma maneira tocante o coração de Davi, descrito como um homem segundo o próprio coração de Deus.

Uma vez eu estava lendo os Salmos e cheguei ao Salmo 27:4,

“Uma coisa pedi ao Senhor,
é o que procuro:
que eu possa viver na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para contemplar a bondade do Senhor
e buscar sua orientação no seu templo.”

Eu sabia imediatamente que isso não era verdadeiro quanto ao meu coração. Eu também sabia que deveria ser.

Então eu memorizei esse versículo, e comecei a me deitar para dormir todas as noites recitando esse versículo para o Senhor. Cada noite, eu escolhi uma palavra diferente para enfatizar e considerar como ela poderia se aplicar à minha vida. Isso me deu uma comunhão e intimidade cada vez mais maior com o Senhor.

Ao longo do tempo eu comecei a fazer o mesmo com outras passagens das Escrituras, e comecei a ver o cumprimento da promessa do Senhor em João 15:7-8:  “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.”

Ir dormir em comunhão com Deus através das Escrituras é um elemento-chave para amá-Lo com todo o nosso coração. A Bíblia diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se.” (Salmos 4:4)

Durante os longos anos quando Davi fugiu de Saul pelo deserto em Judá, ele compôs essas palavras:  “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas.” (Salmos 63:6-7)

Não pense que isso é algum tipo de disciplina severa e rígida. É um imenso deleite. À medida que os eventos do dia e as preocupações do amanhã começam a se apagar da sua mente, e o seu corpo começa a relaxar e desfrutar do sono e do descanso que Deus oferece, seu espírito saboreia aqueles poucos, últimos, preciosos momentos de comunhão com o Deus que te ama. E quando você despertar - seja no meio da noite ou com a luz da manhã - essa doce fragrância da presença de Deus ainda estará com você.

Quando eu me ponho para dormir recitando as Escrituras, um maravilhoso processo de purificação acontece no meu coração e mente. A Palavra de Deus limpa os maus motivos, pensamentos e imaginações do coração, e quando o processo está completo eu experimento a alegria de sonhos espirituais, tais como falar com as pessoas sobre o Senhor e adorando aos pés de Jesus. Quando eu acordo desses, eu experimento um novo amor pelo Senhor e pelos outros.

Dia e noite, nossa comunhão com o Senhor será grandemente aumentada quando selamos as passagens em nossa memória. O salmista declarou, “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmo 119:11)

Eu não apenas desfrutei de momentos ricos de comunhão com o Senhor quando me coloquei para dormir recitando as Escrituras, mas eu também planejei “vigílias noturnas”, quando eu acordo no meio da noite para meditar na Palavra de Deus. No silêncio e escuridão dessas horas, eu me aproximo Dele e Ele se aproxima de mim. É uma lembrança confortadora de como Ele está sempre presente conosco. Mesmo quando estamos dormindo e inconscientes. Ele está aí.

Embora eu fosse motivado para dar andamento à esse objetivo nos meus anos de adolescência, eu frequentemente não tinha a auto-disciplina para continuar - especialmente quanto a acordar cedo! Para me ajudar a atingir meus objetivos, eu pedia aos outros que me cobrassem. A meditação nas Escrituras se tornou o maior indicador do meu amor pelo Senhor, do mesmo jeito que Davi disse em Salmos 104:34, “Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.”

Durante meus anos de escola primária, eu era mau estudante. Eu repeti a primeira série! A professora foi muito delicada quando explicou para mim. Ela me chamou para a sala na qual a minha mãe já estava esperando, e me disse com uma voz entusiasmada.
“Então, Billy, o que você acha de ser um líder da primeira série quando você cursá-la de novo no ano que vem?”

A segunda vez na primeira série, no entanto, não me ajudou muito. Como eu estava ficando muito grande para as cadeiras, eles me aprovaram sob dependência. E cada ano depois, eu passava sob dependência.

Depois da escola primária, uma das minhas irmãs mais velhas se queixou em voz alta diante da idéia de eu ir para a escola secundária.

“Qual é o problema?” Eu perguntei a ela.

“Você vai tirar notas baixas,” ela exclamou, “e logo nós seremos conhecidas com irmãs de um burro!”

Aquele episódio me deu motivação para estudar mais e tentar tirar notas melhores. Eu gastei horas todas as noites fazendo dever de casa. O melhor que eu podia conseguir, contudo, tentando o máximo possível, era apenas um pouco acima de C. Então, um dia, uma senhora Cristã na igreja perguntou se eu gostaria de ser bem sucedido na vida. Aquela pergunta me pegou de surpresa, mas eu não tive tempo de pensar muito sobre a resposta. Eu disse que sim com certeza, e ela me desafiou a memorizar um versículo longo das Escrituras toda semana e recitar para ela.

Isso me tomou 17 horas por semana para conseguir, porque eu era muito mau estudante. Entretanto, quando minhas notas saíram no semestre seguinte, a média foi A-. A cada ano dali em diante minhas notas melhoravam em proporção direta à frequência com que eu memorizava e meditava nas Escrituras. Todos ficaram surpresos, inclusive eu, quando eu me graduei no segundo grau na National Honor Society e na universidade com mérito.

Milhares de outros têm experimentado resultados similares. Um estudante de medicina com habilidade acadêmica mediana começou a memorizar capítulos das Escrituras. Ele se graduou no colégio técnico de medicina nos primeiros 10%. Na escola de graduação ele estava entre os primeiros 5% e no teste final ele ficou entre os primeiros 1% de todo o país. Ele atribui isso diretamente à sua diligência em meditar na Palavra de Deus.

Se Movendo em Direção à Maturidade

Deus quer que cada um de Seus filhos caminhe na estrada da vida em direção a um “coração perfeito”.

O que isso significa? Que nunca iremos pecar?

Não, o apóstolo nos assegurou que nós pecamos e vamos pecar. João escreveu:  “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (I João 1:8-10)

A perfeição sem pecado não é possível deste lado do céu. Até Paulo reconhece que ele tentou atingir esse status - mas não foi capaz de conseguir (Filipenses 3:12-14).

Ele admitiu com sinceridade que ele estava almejando a perfeição - mas que ainda não estava lá. Mas isso não significa que ele ia parar de tentar! Se recusando a permitir que os fracassos de ontem o desencorajasse ou que os desafios do amanhã o intimidassem, ele tomou como objetivo de sua vida lutar e persistir em direção ao alvo.

As Escrituras nos incentivam a amadurecer na nossa caminhada com o Senhor - e especialmente no nosso amor aos outros.

Essa perfeição “telos” é explicada em Efésios 4:13:
“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito (telos), à medida da estatura completa de Cristo.”

Esse é um longo caminho a seguir e uma longa medida para crescer. É uma jornada passo-a-passo permitida pelo dom da graça de Deus e a fé que Ele dá a cada crente.
De fato, Deus é zeloso para que caminhemos nessa direção - a cada hora, a cada dia, a cada ano.

Pontos a Ponderar

Você está disposto a permitir que o Grande Médico faça uma cirurgia de coração radical na sua vida? À medida que você lê e medita nas Escrituras, peça ao Espírito Santo que revele todos os recintos secretos e cantos escondidos que você nunca entregou a Ele.

No comments:

Post a Comment