Saturday, November 13, 2010

O Poder das Palavras de Bênção

O Poder das Palavras de Bênção

por Bill Gothard

Depois de 14 anos, seu casamento havia atingido um platô.

Não era que eles brigassem ou discutissem ou ignorassem um ao outro. Eles ainda eram um casal profundamente devotado. E no entanto... depois de 14 anos, eles esperavam por algo mais. Onde estava aquele nível mais alto de comunhão espiritual entre eles? Simplesmente não estava ali, e ambos sabiam disso.

Então eles tentaram algo novo.

Eles começaram a abençoar um ao outro - realmente falando as palavras de bênção em voz alta um para o outro - no início de cada dia.

Isso foi há mais de 25 anos atrás. Hoje, Bill e Dorothy Jean contarão que ao abençoarem um ao outro diariamente, eles desenvolveram uma intimidade extraordinária de coração, alma e mente. Suas conversas matinais são ricas e inspiradoras, e o poder de Deus se torna evidente para eles ao longo de cada dia, baseado nas bênçãos que eles deram e receberam no raiar do sol.

Oferecer esse tipo de bênção falada para alguém é algo que muitos de nós provavelmente não conseguimos nos imaginar fazendo. A situação (como imaginamos) seria, no mínimo, constrangedora. Além disso, se decidíssemos tentar, nem mesmo saberíamos como fazer. Só de pensar em escolher as palavras certas já é um desafio que nos inibe.

Mas quais são as consequências de deixamos nos inibir? O que estaremos perdendo? E se pudéssemos aproveitar essa reserva celestial de poder, encorajamento, e contentamento duradouro - para nós, nossos entes queridos, e até mesmo para os nossos adversários?

Na verdade, nós podemos aproveitar.

Uma Primeira Bênção

No final de um seminário recente, uma adolescente veio e pediu para conversar comigo. Sob a supervisão do juizado, ela já teve várias violações das leis. Eu aconselhei e orei com ela.

Depois ela me deixou essa cartinha:

“Você me ajudou a ver minha necessidade de entregar a Deus a minha vontade, mas quando você também orou, e na sua oração você me abençoou. Aquela foi a primeira vez que eu fui abençoada. Essa bênção tem me exortado a viver de acordo com o que você falou. Minha vida deu uma volta de 180 graus! Eu fiquei maravilhada com o que Deus realmente disse em Sua Palavra. Eu nunca tive uma compreensão como tenho hoje quando se trata de ler Sua Palavra!”

Ela concluiu:  “A bênção que você me deu foi o começo de tudo isso, e eu não sei como agradecê-lo!”

A sede do nosso ministério recebe carta depois de carta com histórias muito parecidas com essa. Vidas, casamentos e famílias inteiras estão experimentando relacionamentos mais profundos e encorajamento espiritual à medida que continuamos a ensinar a importância das bênçãos faladas. Em um nível mais profundo, nós temos recebidos relatos de como as bênçãos faladas têm derrubado as lembranças terríveis e a opressão do abuso verbal sofrido no passado.

A Maldição de um Avô

Cada vez que Alicia pensava sobre seu avô, uma cena violenta e dolorosa surgia em sua mente. Com dez anos de idade, ela estava tentando confortar sua mãe, que havia sofrido queimadura num incêndio doméstico. Seu avô entrou no recinto e olhou para Alicia cheio de ódio e desgosto. Ele foi até ela, a puxou da cama, sacudiu-a e a jogou contra uma poltrona do outro lado do quarto. 

Ainda em choque com o ataque, Alicia então sentiu a chicotada de suas palavras amargas:  “Você nunca será boa para nada, só para ser uma ---” Foram palavras que uma menina de 10 anos não podia entender, mas não havia como não entender o ódio e o desprezo.

Por que um avô despejaria um veneno tão mortal contra sua neta de 10 anos?  Porque para ele, ela representava a vergonha que sua filha havia trazido para a família ao ter filhos fora do casamento. Ainda por cima, o pai de Alicia era de um outro grupo étnico - um fato que era óbvio pelas características físicas da menina.

Por toda a sua infância e anos da adolescência, a Alicia continuou a aguentar as maldições da vergonha da imoralidade de sua mãe. Cada vez que ela era atormentada ou ridicularizada, as palavras dolorosas de seu avô eram gritadas novamente em sua memória. Torturada com medos de maiores rejeições, a ansiedade com relação ao futuro começou a consumir todos os seus pensamentos. Quando ela finalmente se casou, Alicia carregou seu tumulto emocional para esse novo relacionamento, frequentemente se encontrando irritada e frustrada com seu marido e filhos.

Então, um dia ela aprendeu um novo jeito de resolver a dor e a rejeição de todos aqueles anos. Era tão simples que ela se maravilhou de não ter aprendido a respeito antes. Aquilo também maravilhou seu marido. Ele notou que o tom de sua voz se tornou mais animado, e ela não era mais tão áspera com as crianças.

O que Alicia fez? Ela deu uma bênção verbal para aquele avô que a feriu tão profundamente e para os outros que a “amaldiçoaram” ao longo dos anos. E tão rapidamente, a dor terrível sumiu de seu coração.

Alguns dias depois, Alicia teve a oportunidade de experimentar algo similar com outra pessoa - dessa vez com o pai de seu marido. Ela e seu marido estavam conversando no telefone com ele, buscando aconselhamento sobre uma situação de suas vidas. Ao longo da conversa, ele respondeu à necessidade deles com palavras rudes e nomes feios, que a devastaram. As mãos de Alicia tremiam quando ela desligou o telefone. Todos os velhos sentimentos de ódio e rejeição começaram a acumular em seu coração novamente.

Então ela se lembrou do segredo recém descoberto. Ela levantou sua mão e deu ao sogro uma bênção falada. Imediatamente, seu tremor parou, e a paz entrou em seu coração perturbado.

No Lado Que Recebe

Além do retorno positivo para aqueles que falam uma bênção, muitos também testificam os efeitos impressionantes nas vidas daqueles que recebem tais palavras.

Uma mãe solteira já não sabia mais o que fazer para lidar com seu filho adolescente rebelde. Ele abusava da sua paciência além dos limites e, no processo, promovia comportamentos negativos nos irmãos.

Ela não via aquela confusão e tensão acabar. Ela tentou conversar com ele e pediu a outros que o aconselhassem. Ela o enviava para acampamentos e conferências. Mas nada funcionava.

Quando ela foi lembrada novamente da necessidade essencial que as crianças têm de receber encorajamento, ela obteve um livro que identifica e explica várias qualidades básicas de caráter. Buscando nas páginas, ela não pode encontrar uma única qualidade que ela pudesse honestamente dizer que era evidente na vida de seu filho. O que ela viu no livro, no entanto, eram as várias qualidades que ela acreditava que Deus queria desenvolver no filho dela.

Então ela aprendeu sobre o poder das bênçãos faladas. Um dia, quando seus filhos estavam brigando de novo, ela os interrompeu e disse ao seu filho encrenqueiro, “Eu quero te dar uma bênção.” Ele imediatamente reagiu, dizendo, “Eu não quero que você me abençoe.” Isso não a impediu. Ela lembrou algumas das qualidades que ela cria que Deus queria cultivar em sua vida, e então disse essas palavras em uma bênção falada:  “Ó Pai, por favor, abençoe meu filho com sabedoria e compreensão, e com gentileza e compaixão. Por favor, faça com que ele conheça o Seu amor e a Sua paz e o Seu contentamento, em nome de Jesus!”

Não houve reação de zombaria ou sarcasmo. O filho apenas resmungou uma resposta.

Em momentos apropriados, ela continuou a o abençoar - e a cada um de seus outros filhos também. Em poucas semanas, todo o comportamento de seu filho mudou completamente - bem com a atmosfera de seu lar.

Essas mudanças impressionantes no comportamento e paz de espírito foram simplesmente o cumprimento das palavras da bênção verbal. As bênçãos faladas fazem realmente tanta diferença? E se elas fazem... por que elas são tão poderosas?

Tome A Decisão

Que expectativas você têm para as bênçãos faladas? O que exatamente você quer que Deus faça por você através das bênçãos faladas? É muito provável que você anseie para que Ele o ajude a se tornar alguém cuja vida traga palavras de bênçãos para os outros regularmente.

Se isso é verdade, decida agora mesmo expressando uma oração sincera ao Senhor. Peça a Ele que coloque Seu Espírito Santo totalmente no controle dessa sua experiência de aprendizado e traga exatamente o que Ele quer cumprir em sua vida através das bênçãos faladas.

No comments:

Post a Comment