Saturday, November 13, 2010

Dez Segredos para um casamento bem sucedido

Antes dos 10 segredos, duas estatísticas muito importantes:

50% de todos os casamentos terminam em divórcio (e não há diferença entre casais Cristãos e não Cristãos)

... entretanto ...

de todos os casais que oram juntos, apenas 0.3% se divorciam.

Esses fatos foram revelados pelo estudo publicado no Journal of Marriage and Family, de agosto de 2010 (The Couple That Prays Together: Race and Ethnicity, Religion, and Relationship Quality Among Working-Age Adults (págs. 963–975), dos pesquisadores Christopher G. Ellison da Univ of Texas em San Antonio, Amy M. Burdette da Univ. of Florida e W. Bradford Wilcox da Univ. of Virginia).

Essa estatística comprova que a oração do casal ao Senhor é uma verdadeira bala de prata que mata o monstro do divórcio. 
oração do casal deve ser feita à sós (sem as crianças) onde um dos cônjuges ora e depois o outro ora em presença um do outro. 

Se apenas um orar, o percentual de divórcio é maior. Nas orações os cônjuges devem expressar entre si e para Deus os desejos, preocupações, medos, anseios e necessidades de cada um. 
 
Não apenas essa oração em conjunto traz um nível mais profundo de intimidade, abertura, transparência e respeito mútuo, mas também Deus atende as orações, trazendo maior satisfação com o casamento.


10 segredos para um casamento bem sucedido
por Mitch Temple

Os casais bem sucedidos são mais aplicados. Eles lêem livros, comparecem a seminários, procuram artigos na internet e observam outros casais bem sucedidos. No entanto, os casais bem sucedidos contam que também aprendem com a experiência - tentativa e erro.

Eis 10 princípios de sucesso que eu aprendi trabalhando e observando centenas de casais:

1) A felicidade não é a coisa mais importante
Todos querem ser felizes, mas a felicidade vem e vai. Os casais bem sucedidos aprendem a intencionalmente fazer coisas que trazem a felicidade de volta quando a vida os afasta dela.

2) Os casais descobrem que "aguentar firme" é de importância fundamental
Quando as coisas ficam difíceis e os casais não sabem o que fazer, eles precisam se segurar e continuarem presentes para seu esposo/esposa. O tempo é um meio de ajudar os casais a resolverem problemas. O tempo dá oportunidade de reduzir o estresse e superar os desafios.

3) Se você fizer o que sempre fez, terá sempre o mesmo resultado
Os casais sábios aprendem que você deve tentar resolver problemas de forma diferente para obter resultados diferentes. Normalmente, pequenas mudanças na abordagem, na postura e nas ações fazem uma grande diferença no casamento.

4) A sua postura é importante
A mudança de comportamento é importante, mas também devemos mudar a nossa perspectiva. Uma perspectiva ruim resulta em maus sentimentos e más ações.

5) Mudando a sua mente, você muda seu casamento
O modo como os casais pensam e o que cada um acredita sobre seu cônjuge afeta a percepção que eles têm um do outro. O que eles esperam um do outro e como eles tratam um ao outro é muito importante.

6) A grama fica mais verde onde você regar
Os casais bem sucedidos têm aprendido a rejeitar o ditado "a grama do vizinho é mais verde" - isto é, a crença de que outra pessoa a faria mais feliz. Esses casais aprenderam que devem investir suas energias em melhorar a si mesmos e seu casamento.

7) Você pode mudar seu casamento, mudando a si mesmo primeiro
Os casais veteranos aprenderam que tentar mudar seu cônjuge é como tentar empurrar uma corda - não funciona. Normalmente, a única pessoa que eles podem mudar em seu casamento são eles mesmos.

8) Amar é uma ação e não um sentimento
Cada dia que passa apaga um pouco do "lado bom do casamento", que nos faz sentir bem. As sensações, como a felicidade, flutuam. Mas o amor verdadeiro é baseado nos votos de compromisso do casal:  "na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, ..." - quando nos faz sentir bem e quando não faz.

9) A luta do casamento normalmente é combatida entre a sua orelha direita e esquerda
Os casais bem sucedidos aprendem a se recusar a manter ressentimentos, lembrar do passado e se lembrar de que se casaram com uma pessoa imperfeita - assim como seu cônjuge.

10) Uma crise não significa que o casamento acabou
As crises são como tempestades:  barulhentas, assustadoras e perigosas. Mas para atravessar uma tempestade você deve continuar dirigindo. Uma crise pode ser um novo começo. É do sofrimento que os melhores casamentos e as melhores pessoas surgem.

No comments:

Post a Comment